Tudo bem que eles não se expressam usando os jargões da área, muitas vezes nem sabem que aquilo que estão dizendo refere-se a marketing, mas o que importa é eles identificarem as necessidades. Mostrar-lhes que elas podem ser atendidas através de ações de marketing é o de menos.
Freqüentemente, porém, eles não apenas identificam necessidades como sugerem soluções – algumas delas boas e criativas. Isso é um paraíso para a área de marketing conseguir trabalhar em parceria com outros setores. E não só isso, é um grande avanço para a empresa, pois ela tem a sorte de contar com uma pequena mas presente filosofia de marketing – aquele desejo utópico de que todos os atuem diariamente com uma visão de marketing.
Quando essa consciência de marketing permeia a empresa, isso pode auxiliar em muito o profissional de marketing, evitando que ele fique míope. Isso porque quando todos contribuem com observações e idéias visando os objetivos da empresa, o departamento de marketing vê-se inserido num ambiente rico de diferentes pontos de vista, facilitando o profissional a diversificar sua própria visão da empresa.
Portanto, abrir as portas do departamento de marketing e convidar os outros para uma visita pode ser uma ótima idéia para agregar elementos e insights interessantes às estratégias de marketing da empresa. Não há nada de errado e desmerecedor em aceitar sugestões de pessoas que não são experts no assunto. O importante é saber que cada um tem seu papel: todos os colaboradores de uma empresa podem contribuir levantando necessidades e apontando estratégias de marketing, mas quem irá lapidar, difundir e implementar as idéias na hora certa continuará sendo o responsável da área. Sem nada a perder nas suas atribuições, mas muito a ganhar na consistência do seu trabalho.
Por Jeferson Kim
Nenhum comentário:
Postar um comentário